Fala galera! Essa é minha segunda postagem, e vou falar de outra dúvida que muita gente tem: Como escolher os pratos que vai usar?
Eu falarei especificamente sobre pratos para serem utilizados para quem toca, ou pretende tocar, rock em geral.
Para começar, vou falar novamente sobre ficar atento ao uso dos pratos em relação ao kit todo, pois muita gente as vezes fala que os pratos novos não tem um som bom, ou não era o que realmente esperavam. Mas a verdade é que, muitas vezes, o kit da bateria não combina com o kit dos pratos, o que torna o som uma coisa estranha mesmo.
Vou falar agora das marcas. Hoje em dia existem muitas marcas de pratos, e todas buscam falar que tem um bom custo/benefício. A verdade é que você não pode se deixar enganar. Existem marcas que são ditas por muitas pessoas serem boas para tocar o rock, ou heavy metal. Mas nem sempre é assim. Vou falar de algumas:
• Krest: É uma das marcas de pratos brasileiras que eu, particularmente, procuro evitar hoje em dia. Pois eu comprei, com o meu primeiro kit, um crash 16" da linha Fusion Series (uma linha que muitos diziam ser ótima). O resultado é que o prato é muito mole, e no fim não aguentou a pegada do heavy metal e rachou diversas vezes. O som dele é bom, isso não dá para negar. Porém, de que adianta um prato com um som bom durar tão pouco tempo?
• Orion: Essa marca é muito boa para quebrar o galho. O hi-hat que uso é um Orion Solo Pro 13", e até hoje ele está agradando muito. É claro que o som não é aquela perfeição que você espera de marcas mais conceituadas ou outras linhas, mas é uma boa pedida sim.
• Octagon: Uma outra marca brasileira, que é procurada também pelo seu preço e por falarem ser um bom quebra-galho. Essa marca ainda não me deu problemas, aguenta perfeitamente a pegada (até demais). Eu uso um ride 20" da linha Tasmann, claro que por ser um latão o som não se compara com as outras linhas de outras marcas. Porém, para quem está começando, esse é um ótimo prato e não tem por que se arrepender.
• Sabian: Uma marca bem conceituada e procurada, é uma das que eu aconselho se você for buscar uma linha de bronze como AAX ou AA. É um prato duro e resistente, aguenta muito bem a pegada, tem um som muito bom e eu recomendo. Essas linhas mais conceituadas já são mais caras, porém para quem já está tocando e quer melhorar seu set, esses pratos são muito bons e é muito difícil se arrepender.
• Zildjian: Outra marca top, que possui um som incrível também, mas pode não agradar alguns gostos. Dependendo da linha que você compra, pode ser que ela perca para outras até mais baratas. Por ser uma marca de grande nome, muita gente pensa logo em comprar estes pratos, mas pesquise bem, poque eu prefiro muitas vezes uma marca como Sabian ou Paiste, que veremos a seguir.
• Paiste: Esta é a marca que eu mais admiro pelo som que possui, é um som bem cortante e explosivo (mais especificamente a linha PST 5). É um prato que eu nunca usei, porém ouvindo e pesquisando mais sobre eles, realmente me agradou muito e pretendo até comprá-los. O preço pode ser mais baixo em comparação a algumas linhas da Zildjian ou Sabian, e o som eu acho muito melhor.
• Meinl: É uma marca que eu confesso não conhecer muito, porém vi comparações com algumas das marcas que já citei, como Sabian, Zildjian e Paiste. E realmente parece uma marca boa, pelo som que possui. As linhas que eu gostei foi Meinl Classics (quando vi o hi-hat) e Meinl MCS (ao ver o ride). Essa marca é alemã e não é muito conhecida ainda, é até difícil você encontrar para comprar, mas o som parece agradar muito.
Os preços podem variar muito, de acordo com a qualidade. Mas lembrem-se de que nem sempre você deve pensar que pelo prato ser caro, ele vai ser o melhor pra você, pois existem muitos pratos bons que são mais baratos. Eu citei apenas estas marcas pois foram as que eu mais pesquisei, e até por ter tido experiência com algumas.
Espero ter ajudado, até mais!
Olá, são extremamente úteis seus posts! Parabéns! Estarei acompanhado seu blog sempre que puder. Acabei comprando a Gretsch Renegade, e os pratos já estão quase se desintegrando. Como estou aprendendo prendia comprar um kit mais depois, porém devido ao estado dos pratos de fábrica quero comprar um kit decente porém para iniciante/intermediário, todos falam bastante do "Orion twister", mas como você elogiou a "Octagon", e como eu gosto quando empresas nacionais fazem produtos decentes, estou cogitando a possibilidade de comprar um kit deles. Qual é o seu conselho? "Twister" ou "AC2000" em relação custoXbeneficioXdurabilidade? Abraço
ResponderExcluirValeu de novo pelo comentário, logo eu vou postar mais coisas.. É que de um tempo pra cá as coisas ficaram complicadas, e eu quase não tive tempo para postar mais.
ResponderExcluirMas enfim, a linha da Octagon que você citou seria a OC2000? Porque se for essa linha, ela é muito boa, porém é cara. Ela tem um som bom, durabilidade boa e ta mais do que bom pra um iniciante.
Sobre os pratos da Orion,linha Twister, eles são de latão, portanto não terão um bom som e também podem não ter tanta durabilidade. Mas como você disse que é para iniciante, não seria tão ruim assim.
Mas o que eu aconselho é ir atrás de um kit da Orion Solo Pro, que como eu disse eu uso como chimbal e acho muito bom. Além disso eu acho que ela pode sair mais barata que os Octagon OC2000.
Resumindo, minha dica que fica é: pesquise os preços do Octagon OC2000 e Orion Solo Pro, veja se cabe ao estilo que você toca e pode escolher sem medo, pois ambos são pratos ótimos.
muito boa postagens, é de grande ajuda pra quem tá começando,
ResponderExcluirda pra etr uma edeia de coesar comprando vaw
Otima postagem cara!!
ResponderExcluirMas queria uma ajuda se o prato da orion o ride 20 solo pro power é bom para tocar uns metal?
Olá gostaria de saber se vale a pena comprar um Meinl série MCS??
ResponderExcluirOlá gostaria de saber se vale a pena comprar um Meinl série MCS??
ResponderExcluirDaí brother, bom, sei que é meio tarde já, mas seguinte, sou iniciante na batera, toco a um ano e meio, e busco uma linha de entrada, pensei em comprar a Krest fusion, pesquisei e vi que é considerada boa. Sobre ela você retratou a questão de ser muito fraco, eu toco na igreja, que por sinal é um ambiente pequeno, fechado, eles seriam bom para me satisfazer?
ResponderExcluir